Notícias em Destaque

Abrindo as comemorações pelos 40 anos da AEA-MG, foi celebrada ontem, 24/01, Dia Nacional do Aposentado e centenário da Previdência Social brasileira, uma Missa em Ação de Graças na Sede de BH.

A celebração, presidida pelo Padre José Cláudio Teixeira, pároco do Santuário São José, contou com a presença de associados, colaboradores, conselheiros, diretores e ex-diretores da AEA.

 

missa 2.2

 Padre José Cláudio Teixeira, com Diretores, Conselheiros e Colaboradores da AEA

 

No final, a Diretora Social e de Promoções, Vilma da Conceição Dário, agradeceu a presença de todos e, na oportunidade, fez menção à Carta de Aparecida, documento que reforça a luta em defesa dos direitos dos aposentados, pensionistas e idosos de todo o país.

(Em breve, após a Viagem à Aparecida do Norte, publicaremos no site o documento na íntegra)

Em seguida, a associada Wany de Lima Nogueira prestou uma homenagem à associação: "Parabéns, AEA, pelos anos de glória, conquistas e amizades alicerçadas entre seus associados! Gratidão é o sentimento mais forte que trazemos em nossos corações por tudo de bom que aqui adquirimos". 

Veja a homenagem na íntegra:  CARTA AEA-MG 40 ANOS

missa 3.3

Para os associados em outras cidades ou impossibilitados de comparecimento por outros motivos, a celebração foi transmitida pelo YouTube. Acesse pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=PN-uBeQycDg

Confira galeria de fotos: https://photos.google.com/share/AF1QipPpuE1P3ZuNNakRFH_2m08bkrirKgKjx50fEwj52Tu4XfhAa-ecXMseGyEHJioLLg?key=YU8wWHE2WENDd3lPVmpzQVNDZ3IwYWlOcV9rOXZ3

Créditos: Giancarlo Palmesi e assessoria de comunicação da AEA

 

.....

 

ESCRITÓRIOS REGIONAIS

O Dia do Aposentado foi também lembrado com muito carinho nos escritórios regionais da AEA-MG. Em Montes Claros e Juiz de Fora, por exemplo, os associados que passaram por lá foram recebidos com um cafezinho bem especial.

REGIONAIS 1

 

Em Governador Valadares, além do café, houve também agenda de 2023 como brinde para marcar o dia festivo.

REGIONAIS 2

 

E em Uberlândia, a data também foi comemorada com a presença de vários associados, começando com uma celebração com um diácono da Igreja Católica seguida de uma confraternização.

REGIONAIS 3

 

A AEA, no direito de representação de seus associados, apresentou à presidência da Forluz, no dia 11 de janeiro, questionamentos com propósito de esclarecimentos formais aos participantes, para efeito de subsidiarem eventuais tomadas de decisões.

Clique para ver a carta na íntegra:   Carta AEA

 

Denúncias à Previc

Vale ressaltar que também foi enviada uma carta com denúncias, no dia 09 de janeiro, à diretoria da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC) sobre a condução das mudanças que vem sendo anunciadas no Planos A.

A AEA alertou para o descumprimento de acordos firmados - após ampla negociação envolvendo Patrocinadora e Participantes - e para os riscos no processo de migração do plano vitalício, considerando ainda “problemas financeiros na administração do Plano, por meio da EFPC - Entidade Fechada de Previdência Complementar” (Forluz).

Na carta-denúncia, a AEA destacou que “o Poder Público, com o objetivo de proteger os interesses dos participantes, deve regular o mercado de previdência privada, determinando padrões mínimos de segurança econômico-financeira e atuarial para os planos de benefícios, atribuições que se somam à obrigação de fiscalizar os fundos de pensão”.

Por fim, fez os requerimentos para que seja instaurado Processo Administrativo a fim de apurar as irregularidades relatadas na carta e aplicadas as penalidades e medidas cabíveis, assim como a produção de todas as provas admitidas em direito.

 

Live com a DRP da Forluz

No dia 12/01, a DRP da Forluz, Cláudia Ricaldoni, conduziu uma Live sobre os Planos A e B, dentro do programa DRP Perto de Você.

Os esclarecimentos abordados na live podem ajudar você na decisão que precisará tomar a respeito dos planos de previdência complementar a partir de fevereiro e que irá afetar seus rendimentos de aposentadoria pelo resto da vida.

A Live se encontra disponível através do link: https://institucional.forluz.org.br/noticias-internas/960

 

A Previdência Social brasileira completa 100 anos em 24 de janeiro – Dia do Aposentado, como um dos modelos de proteção social mais completos do mundo. 

As comemorações pelo centenário tiverem início em dezembro (15), durante solenidade realizada no auditório do Ministério do Trabalho e Previdência, em Brasília.

 “Um século de histórias, um século de entregas, um século protegendo o trabalhador”, destacou o ministro da pasta, José Carlos Oliveira, durante a cerimônia.

O marco da legislação previdenciária no Brasil foi a Lei Eloy Chaves, de 1923, criou as Caixas de Aposentadoria e Pensões (CAP), inicialmente voltadas apenas a trabalhadores de empresas de transporte ferroviário. Eloy Chaves se inspirou em Otto Von Bismarck, que instituiu a Previdência Alemã de 1883. Essa nova lei tratava do direito dos ferroviários à pensão, aposentadoria, assistência médica e auxílio farmacêutico. 

“Queria ter conhecido Eloy Chaves, renderia a ele minhas homenagens. Criou o maior sistema de proteção ao trabalhador, principalmente, para a aposentadoria, momento em que as forças já não são as mesmas da juventude”, registrou o ministro do Trabalho e Previdência no livro “Os 100 Anos da Previdência Social”.

 

Missa em Ação de Graças

Vale relembrar que neste dia, terça 24/01, às 10h, a AEA irá celebrar uma Missa em Ação de Graças pelo Dia do Aposentado, dando início às comemorações pelos 40 anos da instituição.

PROGRAME-SE: Terça 24/01 às 10h, no Auditório da AEA-MG (Avenida Afonso Pena, 867, 16º - Centro-BH).

NOVIDADE! TRANSMISSÃO PELO YOUTUBE: Para o associado que não puder comparecer presencialmente, a Missa será transmitida através do link: https://youtu.be/PN-uBeQycDg.

Mais informações: (31) 3224-8323

MISSA EM AÇÃO DE GRAÇAS

MISSA EM AÇÃO DE GRAÇAS

É tempo de celebrar, agradecer pelo ano que passou e pedir bençãos para o novo ano que se inicia. Ano em que a AEA comemora 40 anos de existência.

É tempo também de celebrar pelo Dia do Aposentado (24/01).

Venha celebrar conosco!

PROGRAME-SE: Terça 24/01 às 10h, no Auditório da AEA-MG (Avenida Afonso Pena, 867, 16º - Centro-BH).

NOVIDADE! TRANSMISSÃO PELO YOUTUBE: Para o associado que não puder comparecer presencialmente, a Missa será transmitida AO VIVO através do link: https://youtu.be/PN-uBeQycDg.

 

A AEA-MG reuniu seus associados, familiares, amigos e colaboradores para celebrar o ano de 2022. A confraternização de Natal da Sede BH, que aconteceu no dia 20 de dezembro, no Salão de Eventos Aspra, contou com a apresentação do Coral da Gremig. Os associados puderam reencontrar amigos e reforçar os laços afetivos. 

 

Vilma Dário, Diretora Social e de Promoções da AEA-MG, comentou a importância da celebração promovida anualmente pela Associação: “O papel da AEA-MG é promover a interação entre os associados, é importante dizer que a celebração de final de ano é considerada um evento muito esperado!”. 

 

A associada Wany de Lima faz questão de participar todos os anos da celebração de fim de ano. “Acho incrível a iniciativa da AEA-MG em promover esses encontros, é um evento sensacional que nos permite nos desligarmos, por algumas horas, da nossa rotina. Agradeço aos organizadores, vocês arrasaram. Obrigada por nos proporcionarem momentos tão intensos de felicidade!”, disse.

 

Confira alguns registros de uma noite de muita animação e alegria:

WhatsApp Image 2023 01 12 at 14.26.04

Coral da Gremig

 

WhatsApp Image 2023 01 12 at 14.30.58

Na foto, assentados da esquerda para a direita, a associada Wany de Lima e sua família, a professora de Dança Sênior, Renata Muniz, os associados, Jesus Dias de Brito e Marcos Vinícios Rocha e de pé, da esquerda para a direita, a usuária, Ana Paula Xavier e a Diretora Social e de Promoções, Vilma Dário.

 

WhatsApp Image 2023 01 12 at 14.29.32

Na foto, Conselheiros Fiscais da AEA-MG: Eustáquio Antunes Ribeiro (Secretário) e Vicente de Paula Castro (Presidente) e respectivas esposas.

 

WhatsApp Image 2023 01 12 at 14.29.05

Na foto, associados AEA-MG

 

WhatsApp Image 2023 01 12 at 14.28.50

Na foto, associados AEA-MG

 

WhatsApp Image 2023 01 12 at 14.26.26

Na foto, colaboradores da AEA-MG e família

 

foto banda

Jovelino A3 e Banda

 

Confira mais fotos do evento:  https://photos.google.com/share/AF1QipNMzRd4gaW9AzcYq-WZLCZoxGbIqVy7rCybjNKcfyT70QGsqWIfZMKHwWj1TZicmg?key=ZEtPN1BiRC1XdER0V0xiWjltVXB5LUpDTG9TY1lB

 

Campanha Natal Solidário 2022

A AEA-MG aproveita para agradecer aos seus associados pelas doações recebidas através da campanha do Natal Solidário 2022. Todos os produtos recebidos em doação foram repassados pela AEA à ONG Ser Tão de Minas (que realiza missões ao Norte de Minas, levando assistência às famílias em vulnerabilidade social) e também para instituições filantrópicas presentes nas cidades onde estão localizados os escritórios regionais.

Confira mais fotos em: https://photos.app.goo.gl/kGCagrDihQW9C86f6 

A Associação dos Eletricitários Aposentados e Pensionistas da CEMIG e Subsidiárias - AEA-MG, inscrita no CNPJ/MF sob nº 18.270.231/0001-80, situada na Av. Afonso Pena, 867, conj. 1.610, em Belo Horizonte/MG, convoca os seus associados para participarem da Assembleia Geral Extraordinária – AGE, que será realizada no dia 28 (vinte e oito) de dezembro de 2022, às 14:00 horas, em primeira convocação, com a presença mínima de metade mais um do número de associados, ou às 14:30 horas em segunda convocação, com a presença de qualquer número de associados, por meio exclusivamente digital, na sala virtual da plataforma Zoom, link de acesso: https://us06web.zoom.us/j/82114572090?pwd=QUJValhoSCs4bEVMTzZxZTV4NS82UT09, a fim de deliberar sobre as seguintes matérias: 1. Autorização para a AEA-MG ajuizar ações para a manutenção do Acordo Coletivo Específico do Prosaude Integrado Cemig – PSI e o direito dos beneficiários permanecerem no PSI, mantido o compromisso e a participação financeira das Patrocinadoras do PSI.

As despesas decorrentes desses ajuizamentos serão suportadas pela AEA-MG através de seus recursos financeiros próprios.

Belo Horizonte, 19 de dezembro de 2022.

Edi Ângelo

Presidente do Conselho Deliberativo da Associação dos Eletricitários Aposentados e Pensionistas da Cemig e Subsidiárias-AEA-MG.

A AEA-MG vem, por meio deste, esclarecer fatos que a Cemig Saúde não revelou sobre os novos planos de saúde oferecidos pela Operadora e alertar contra a adesão aos mesmos, a saber:

Os beneficiários do Prosaúde Integrado da Cemig (PSI) têm recebido comunicados da Cemig Saúde oferecendo NOVOS PLANOS DE SAÚDE, informando que no dia 12/12/2022 teve início o prazo de adesão e estabelecendo uma data limite para migração, inclusive enviando formulário para preenchimento e assinatura pelos ativos e aposentados.

A AEA-MG alerta os seus associados para o RISCO EM CASO DE MIGRAÇÃO, já que os novos planos, além de serem piores do que o atual PSI, não têm o Acordo Coletivo Específico (ACE), que garante o plano de saúde (PSI) para toda a vida dos trabalhadores e seus familiares.

Como é de conhecimento de todos, desde 2021, a Cemig vem tentando anular a cláusula de renovação automática do ACE. A matéria encontra-se JUDICIALIZADA através da Ação Anulatória de Cláusula de Renovação Automática do Acordo Coletivo Específico 2010, proposta pela CEMIG, nº 0011813-49.2022.5.03.0000, na qual o Tribunal Regional do Trabalho (TRT), 2ª Instância, INDEFERIU A LIMINAR PLEITEADA, o que significa que o ACE 2010, PSI – Plano de Saúde Integrado da Cemig Saúde, PERMANECE VIGENTE.

A AEA-MG esclarece que ninguém será “migrado” compulsoriamente para os novos planos e orienta aos seus associados que NÃO ASSINEM NENHUM DOCUMENTO RELACIONADO À ADESÃO DE NOVOS PLANOS DA CEMIG SAÚDE E QUE PERMANEÇAM NO ATUAL PSI, garantindo seus direitos no ACE.

A Associação seguirá com todos os esforços, além das duas ações judiciais já em curso, no sentido de fazer com que o direito dos aposentados ao PSI seja respeitado.

Link do comunicado: clique aqui!

 

Elmânio Carvalho Vilela 

Presidente AEA-MG

Um pouco sobre nós

A AEA-MG (Associação dos Eletricitários Aposentados e Pensionistas da Cemig e Subsidiárias) foi fundada em 29 de janeiro de 1983, por um grupo de eletricitários que percebeu a necessidade de unir os aposentados da CEMIG. Em todos esses anos de existência, apresentamos a você uma entidade forte, representativa e consolidada.

 

Saiba mais...

Newsletter

Assine nossa Newsletter e fique por dentro das notícias e promoções.