Categorias

Forluz: Vai requerer empréstimo? Fique atento às regras

06/06/2013

Os pedidos de empréstimos estão sujeitos a encargos mensais equivalentes à variação do indexador atuarial dos planos de benefícios previdenciários (IPCA – IBGE), mais juros de 6,0% ao ano. Até então, a taxa de juros praticada era de 6,5% a.a.

Os pedidos de empréstimos serão concedidos com o prazo de amortização de até 150 meses. Antes da mudança, o número máximo de parcelas era de 120.

O valor máximo permitido será limitado a 18 salários, contra os 15 praticados até a alteração.

A carência, para os novos contratos a partir de 1º de março de 2013, será de 12 parcelas pagas. Para os contratos anteriores a essa data, continuará sendo de 9 parcelas pagas. Como toda mudança gera dúvidas, o setor de empréstimo tem devolvido inúmeros pedidos por falta de atenção às normas de preenchimento do formulário.

O empréstimo não será concedido caso o participante possua parcela em aberto em cada contrato existente.

O formulário deverá conter assinaturas iguais nos quatro campos solicitados: uma no contrato, uma na nota promissória e duas no regulamento, sendo uma em cada página.

Para alguns casos, quando o valor da reserva for menor que o valor de empréstimo solicitado, o participante precisará da assinatura de dois avalistas. Os tomadores ativos que possuam cônjuges inscritos na Renda Continuada por Morte – RCM deverão solicitar a assinatura deles no contrato, na nota promissória e no regulamento. Os respectivos cônjuges dos avalistas também deverão assinar a nota promissória.

Para participantes assistidos que possuam 76 anos ou mais, ou que vierem a alcançar a idade durante a vigência do contrato, será necessária a apresentação de dois avalistas. Caso o tomador tenha cônjuge inscrito na Renda Continuada por Morte, ele poderá ser um dos avalistas e deverá assinar a nota promissória, o contrato, e o regulamento demonstrando o vínculo com o tomador.

AEA-MG Associação dos Aposentados e Pensionistas da Cemig
Avenida Afonso Pena, nº 867- Sala 1701 - Ed. Acaiaca - Centro - Belo Horizonte - MG - Tel.: (31) 3224-8323

Criação de Sites - NBH Internet